Os Távoras eram uma antiga família portuguesa que remonta à época medieval. A sua ascendência é atribuída a Ramiro II, rei de Leão, bisavô de Rosendo Hermiges, senhor da beetria de Távora. O título de marquês de Távora foi criado em 1669 e foi atribuído a Luís Álvares de Távora. Com este título distinguiu-se ainda, entre outros, D. Francisco de Assis de Távora, a quem D. João V nomeou vice-rei da Índia. D. Francisco regressou a Portugal em 1754, mas a sua presença não agradou ao marquês de Pombal, que era hostil à alta nobreza. Num episódio que ficou famoso pela sua crueldade, Pombal viria a mandar executar D. Francisco, a esposa e os dois filhos a 13 de janeiro de 1759, acusados de atentar contra a vida do rei D. José. Confiscou-lhes ainda os bens e fez extinguir o título nobiliárquico dos Távoras.É neste contexto que é erguido o Padrão do Chão Salgado em Belém, cuja história é contada aqui.
As imagens foram retiradas da Internet e o texto redigido com base nas informações retiradas do artigo com a seguinte referência bibliográfica:
in Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-06-22 10:55:49]. Disponível na Internet:&http://www.infopedia.pt/$tavoras
Sem comentários:
Enviar um comentário