quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A herança grega

O legado político-cultural da civilização grega constitui uma das matrizes da civilização europeia ocidental. Para refletirem sobre o assunto, deixo-vos este texto.
Boas leituras!


                                                                  A herança grega

"Os romanos valorizaram, admiraram e recriaram muitas das realizações artísticas da cultura grega e, através da sua ação, divulgaram a herança grega por todo o mundo mediterrâneo e ocidental.
A arquitetura grega do séc. V a.C. atingiu um nível de perfeição extraordinária não tendo sido, durante muitos anos, alvo de alterações. Os seus recursos técnicos e princípios estéticos foram amplamente utilizados em épocas posteriores. Porém, as suas possibilidades construtivas eram restritas. Foi só com os romanos que a arquitetura sofreu novos desenvolvimentos, consequência do uso da abóbada.
A herança grega persistiu ao longo dos séculos, inspirando artistas, pensadores e poetas. Os ideais gregos de beleza e harmonia, a participação dos cidadãos na vida política, a reflexão sobre o Homem, fizeram da cultura grega uma das bases da cultura e civilização ocidentais. Obras como A Ilíada e a Odisseia perpetuaram a sua influência ao longo dos séculos, sendo modelos de inspiração para os romanos, para os artistas do Renascimento e até mesmo na contemporaneidade. No domínio do teatro, a essência do género, não só na forma como no conteúdo, permaneceu e a sua atualidade mantém-se: ainda hoje, as tragédias clássicas são representadas nos palcos mundiais. O contributo dos gregos ao nível da matemática  e da  geometria  foram determinantes e continuam a aplicar-se: o teorema de Pitágoras, a geometria euclidiana e as descobertas geométricas de Tales de Mileto,  constituíram uma base fundamental para o desenvolvimento do pensamento matemático. No campo da filosofia, a influência grega foi igualmente determinante, na medida em que os filósofos pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles, entre muitos outros, contribuíram para a construção da Filosofia, bem como para a definição do pensamento ocidental. Uma das heranças gregas mais visíveis e com maior divulgação está associada à realização dos  Jogos Olímpicos, recuperados em 1896 por Pierre de Coubertain (1863-1937) e que ainda hoje se assumem como um exemplo dos valores desportivos, contribuindo para a tentativa de estabelecer a paz e a harmonia entre as nações. Finalmente, a democracia constituiu um dos exemplos mais presentes que reflete a herança grega na contemporaneidade.
Deste modo, o legado grego assume-se como um dos pilares das sociedades ocidentais, seja por intermédio dos seus valores, do modo de olhar o mundo e o Homem ou dos conhecimentos que conduziram ao desenvolvimento das ciências e das humanidades."
                                                                                    Alexandra Fortes, Fátima Freitas e José Fortes, in Linhas da História

Sem comentários:

Enviar um comentário